domingo, 31 de outubro de 2010

Anemia é o contrário de Energia

É fácil encontrar informação sobre o que é anemia.

Normalmente recomendam tratamentos com comprimidos e injecções de Ferro, Ácido Fólico e a Vitamina B12 , em vez de aconselhar uma dieta que faça o mesmo trabalho com iguais resultados, mais duradouros e eficazes e sem efeitos colaterais. Os efeitos colaterais dos tratamentos de choque.

Se existe deficiência destes elementos, Ferro, Ácido Fólico e a Vitamina B12, é porque não estamos a dar ao nosso corpo os alimentos necessários para que a sua absorção seja possível.

Os nossos sentimentos também contribuem para o desequilíbrio, sendo que o medo (rins) é também uma das causas da anemia. Mas não nos vamos alongar por aqui, centremo-nos nos hábitos alimentares.

Só vou aproveitar para salientar, que uma das origens da anemia é causada pela insuficiência de oxigénio. O que fazer? Exercício! Nem que seja só um pequeno exercício diário de respiração.

Para além do envolvimento de outros órgãos na produção de belos glóbulos vermelhos, o baço é o principal responsável pela sua produção. O baço necessita de doce* para funcionar de forma equilibrada. Uma alimentação rica em alimentos do gosto doce ajuda o baço a exercer as suas funções na absorção de Ferro, Ácido Fólico e a Vitamina B12. Mas cuidado, o doce não é o do açúcar refinado (branco), nem dos bolos com farinhas refinadas e cheios de fermento. Este tipo de doce, só é doce na boca, porque no organismo “azeda” e torna-se ácido. Então, o café (gosto amargo oposto do doce) com açúcar refinado ou outras bebidas amargas como o whisky, nem pensar para pessoas com anemia.

Uma alimentação que vai estabelecer o equilíbrio na produção de glóbulos vermelhos, será uma alimentação predominantemente de sabor doce (natural), com acompanhamentos de alimentos ricos em ácido fólico, ferro e Vitamina B12.

Exemplo de uma dieta diária para pessoas com anemia e para todos aqueles que não queiram contrair anemia.
Pequeno-almoço
Chá com mel (B12) e nozes (Ferro)
Se adora café, beba somente 1 por dia e adoçado com açúcar amarelo ou mel
Meio da manhã:
Uma peça de fruta (doce – frutose);
Yogurte
Almoço:
Carne Vermelha (B12) com um estufado de cenouras (doce) e salada verde (ácido fólico)ou;
Lasanha de espinafres com salada de rúcula selvagem ou;
Carne (B12) a gosto com arroz e feijão (Ferro)!
Iscas com salada de beterraba, salsa e alho cru.
Lanche:
Leite de soja e bolachas de água e sal integrais
Jantar:
Sopa de abóbora (doce) com nabiças (ácido fólico)

Dicas gerais sobre ácido fólico, ferro e vitamina B12

- O Ácido Fólico encontra-se nas folhas verdes, quanto mais escuras melhores;

- As Leguminosas (feijões, grão de bico, ervilhas, favas, lentilhas) são ricas em Ferro;

- As nozes são um dos alimentos mais completos da natureza, contêm Ferro e outros minerais, vitaminas, gordura vegetal;

- O mel é rico em complexo de vitamina B;

- A carne vermelha é rica em Vitamina B12.


Anemia é sinónimo de uma alimentação pobre.

Dica para os sentimentos: tenha mais confiança em si!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Desintoxicação

Todos os anos, depois do Verão, faço um tratamento de desintoxicação durante 10 dias, com Xarope de Seiva (Ácer Canadiano). Este “tratamento” é muito simples, agradável, limpa as toxinas em geral, principalmente as armazenadas no fígado e contribui para perder peso.
Será inteligente que, durante o tratamento, invista numa dieta leve à base de legumes, fruta e cereais integrais. Os resultados serão mais eficazes.
É tão nutritivo que dá para manter a energia necessária para levar uma vida normal, extinguindo qualquer vontade de comer em excesso.
Pode encontra-lo na loja on-line da Fitovital ou em lojas de produtos naturais.

Aconselho vivamente!

sábado, 9 de outubro de 2010

“Mastering the Art of French Cooking”

Dizem que Julia casou com quase quarenta anos, era virgem e não sabia cozer um ovo.
Isso dá-me muita esperança, porque casei aos 30, não era virgem e já sabia fazer ervilhas com ovos escalfados.

Julia Child tornou-se uma referência na arte da culinária. Não posso desejar tornar-me numa referência tão emblemática como ela, mas inspirada pela sua marca, gostaria muito de contribuir para que mais mulheres adorem cozinhar, numa era em que a cozinha parece ter-se tornado num monstro repugnante para a mulher moderna.
Embora Julia tenha sido uma referência, talvez para as nossas mães ou avós, a nova geração nem sonha que ela existiu e revolucionou e para quem não a conhece, por favor, vejam o filme com a fantástica Meryl Streep, “Julie & Julia”, e compreenderão do que estou a falar.

Mas a revolução actual é outra. Um novo desafio na arte da culinária. Não se trata somente de saber fazer receitas absolutamente deliciosas, mas receitas deliciosas conscientes, ou seja, que não nos “matem” em 3 tempos. Posso dar um exemplo, não tanto as receitas da Nigella Lawson, que devem ser, sem dúvida, deliciosas, mas mais ao estilo de Jamie Oliver, com a preocupação de preparar receitas mais saudáveis.

Quero encontrar um meio-termo entre a cozinha francesa (do tempo de Julia), com toneladas de manteiga e ingredientes que contribuem para o colesterol, a celulite, os ataques cardíacos, a obesidade, e a cozinha macrobiótica ou vegetariana, altamente amiga do corpo, mas muitas vezes, nada apetitosa ao paladar e tão pouco apelativa ao olhar (principalmente para quem não está habituado aos seus sabores desde tenra idade).

Ah, também no filme, “Julie & Julia”, aproveitem para apurar a importância do amor na cozinha, ou a culinária no casamento. Pode soar conservador, mas sou de opinião que os extremismos da emancipação da mulher destroem casamentos. Não quero com isto dizer que a mulher não tenha o direito de conquistar a sua liberdade de escolha, mas a comida tem energia, e uma comida feita com intenção de amor e não com fins lucrativos, é sem dúvida o sustentáculo da harmonia numa relação amorosa.

E terminando com uma frase do filme, mais ou menos assim: “-tu és a manteiga para o meu pão e o sopro da minha vida”.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cogumelos


As chuvas do Outono começaram e com elas retornam os cogumelos. Aparecem com a mesma rapidez com que desaparecem, como um passe de mágica.
Há cogumelos que vivem cerca de 3h.
Estes “seres” têm a sua própria categoria, não são plantas nem animais, são fungos. Precisam de muita água e calor para se desenvolverem.

Uns têm aspecto repugnante, outros são belos exemplares de cor.
São espécimes com uma “personalidade” multifacetada, tanto matam, como salvam vidas.

Os fungos são causa de morte de cerca de 70% da vida vegetal. E também gostam de se alojar na pele e nos órgãos dos seres humanos e animais, podem não causar a morte, mas são responsáveis por doenças variadas. O mais conhecido é o Candida Albicans que adora vaginas com PH ácido.
Os cogumelos venenosos matam anualmente diversas pessoas vítimas da sua ingestão. Os cogumelos mágicos contêm substâncias alucinogéneas e são muito apreciados por pessoas que gostam de experimentar novas sensações, principalmente os jovens.
Estes podem ser considerados os maus da fita.

Os fungos bonzinhos são os cogumelos medicinais e comestíveis.
Os cogumelos medicinais que promovem a saúde são muitos. Desde a sua utilização para a produção da conhecida penicilina até aqueles utilizados para a produção de n outros medicamentos. No oriente, existem espécies de cogumelos com capacidade regenerativas capazes de melhorar o funcionamento da célula T, uma célula de grande importância para o nosso organismo, que está ligada às funções da imunidade celular. Há aqueles que servem para combater tumores, sendo largamente utilizados para tratamentos do cancro.
Os cogumelos em geral contêm também grandes quantidades de vitamina D, vitamina esta, vital na absorção do cálcio.
Depois, há uma variada gama de cogumelos comestíveis, desde os mais corriqueiros, que podem ser encontrados em qualquer supermercado, até aos especiais que só se encontram em determinadas florestas, em determinadas épocas e que são utilizados nos pratos mais requintados.
Os cogumelos são um acompanhamento maravilhoso para a carne, principalmente a de caça. Na cultura portuguesa o bife com cogumelos é o mais famoso, mas são os míscaros (cogumelos silvestres) os mais apreciados nacional e internacionalmente.

E esta conversa já me está a fazer crescer água na boca. Aqui vos deixo uma receita Belga (assim será, enquanto a Bélgica existir, pois tudo indica que é um país em fase de extinção) .

Cogumelos com queijo gratinados

Cogumelos brancos grandes;
Queijo Gorgonzola ou Roquefort;
Alho, salsa e manteiga (pode ser substituída por azeite).

Retirar os talos dos cogumelos, colocar no seu interior o queijo até preencher o buraco. "Polvilhar" os cogumelos com salsa e alho picados e colocar um pouco de manteiga ou azeite sobre eles, quando já colocados num recipiente próprio para levar ao forno.
Pré-aquecer o forno, colocar função forno mais grill e deixar os cogumelos durante cerca de 12 minutos (dependendo da potência do seu forno).
Na Bélgica usam esta receita como entrada, mas também podem servir de acompanhamento dum prato de carne.

Embora os cogumelos não sejam ameaça para o aumento de peso, o queijo utilizado nesta receita é muito calórico. O truque é não usar cereais (massa ou arroz) como acompanhamento destes cogumelos soberbos.


Obs: este post é dedicado à minha amiga Sofia.

domingo, 3 de outubro de 2010

Sopa cor-de-rosa

Como mãe, tento ser criativa para que os meus filhos se alimentem da melhor forma possível. Nem sempre é fácil com algumas crianças, mas não se deixem esmorecer, há sempre uma forma de dar a volta.

Uma sopa de cor apelativa feita com ingredientes repugnantes para a maioria das crianças.
Cebola, Feijão branco e Beterraba.

Existem duas formas de a preparar, ou cozendo tudo para as mães que têm o privilégio de ter tempo de cozinhar para a sua prole, ou para aquelas que têm que trabalhar fora e com pouco tempo ou pachorra para cozinhar, basta uma lata de feijão branco e as beterrabas já cozidas.
Portanto, faz-se um leve estufado de cebola com feijão já cozido, água e sal. Deixe apurar até que a água se torne num molho cremoso, coloque a 1 beterraba e deixe coze-la. Se estiver cozida coloque-a só no fim. Depois, varinha mágica. Fica um creme grená e para que fique cor-de-rosa coloque um pouco de natas (ou natas de soja) até ficar cor-de-rosa.
Voilá, as minhas crianças adoram!