sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Não seja radical!

Radical, só os radicais livres e que sejam poucos!
No equilíbrio é que jaz a saúde.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Leite de Vaca – o grande mito do séc. XX

Deixou de ser prática comum, as mães amamentarem os seus filhos. Actualmente as mamas foram destituídas da sua principal função, um dos efeitos nefastos da emancipação da mulher.
Trocaram o leite materno pelo leite de vaca.
Como já devem saber, este leite não tem os nutrientes necessários para a cria humana, pior, não é indicado. Experimentem dar leite de vaca a um bebé de dias? Matam-no logo!

Tendencialmente, um bebé alimentado com leite de vaca terá, entre outras, maiores probabilidades de ter problemas com o sistema imunitário, tendência a prisão de ventre e acumulação de toxinas que podem ficar armazenadas no organismo para o resto da sua vida adulta.

O grande golpe de marketing foi iludir as pessoas dos “benefícios” do leite. Inventaram que o leite de vaca é bom para todas as idades. E o ser humano tornou-se no único animal que bebe leite ao longo da sua vida adulta.

Outro mito absurdo é aconselharem os idosos a consumirem leite todos os dias. Coitados, é que nem o cálcio conseguem absorver na sua plenitude, se não ingerirem magnésio e vitamina D também.

Mas o que o público em geral não sabe é que o leite tem outras propriedades que o ser humano não consegue eliminar e é, em grande parte, o responsável pela origem de diversas doenças, nomeadamente, o cancro. E nem estou a falar sobre as substâncias utilizadas na produção de leite em massa, na forma como tratam e alimentam as vacas. Sim, é melhor não entrar em detalhes

Concluindo:
O leite de vaca é para os bezerros!

sábado, 13 de novembro de 2010

Crónica do Paradoxo

Retiram as cascas dos cereais tornando-os brancos e refinados. Resultado disso, as pessoas ganham peso, têm prisão de ventre, tornam-se diabéticas, entre outros desequilíbrios, por falta das fibras que foram retiradas aos cereais que ingerem.

Depois, várias organizações de saúde, médicos, nutricionistas e empresas do ramo alimentar aconselham a comer fibras fazendo grandes campanhas e grandes negócios.

Paradoxal, não?

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Como, logo existo

Numa conversa com uma nutricionista, usei a famosa máxima:
“-nós somos o que comemos”, e ela respondeu-me:
“-nós comemos o que somos”
...e deixou-me a pensar…

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Homem Urso

Cada dente tem a sua função. Os dentes variam de animal para animal mediante o seu tipo de alimentação. Nos humanos, a dentição é composta por 20 molares e pré-molares que moem, como as mós que transformam cereais em farinha, os 4 caninos rasgam, como os animais carnívoros que têm muitos, para rasgar a carne das suas presas e os 8 incisivos para cortar, como os animais herbívoros cortam as ervas ou raízes.

Vendo bem as coisas, não andarão os humanos a pensar que são leões, tubarões, lobos ou ursos?