domingo, 10 de abril de 2011

Arroz Integral para crianças

Nem sempre é fácil convencer as crianças a comerem “coisas verdes” , mas é de responsabilidade dos pais proporcionar aos filhos uma alimentação minimamente equilibrada.

Com o arroz integral cozinhado anteriormente pode preparar pratos rápidos e práticos para as crianças.

Arroz verde sol

1 cebola pequena, 1/3 pacote folhas espinafres crus, arroz integral cozido, sal, azeite e salsichas de peru pequenas. Se vierem os primos ou vizinhos, estas quantidades mudam, claro.


Centrifugue a cebola de forma a ficar quase em papa. Numa frigideira com azeite ponha a cebola, sal e ligue o fogão no médio.


Entretanto, centrifugue as folhas de espinafres com um pouco de água. Coloque o arroz integral já cozinhado e deixe-o pousado sobre a cebola durante uns poucos minutos, não misture ainda.

De seguida coloque o sumo de espinafres por cima do arroz, misture até o arroz ficar completamente verde. Deixe mais 1 minuto e está pronto.

Um dos segredos para convencer as crianças a comerem melhor é usar a criatividade, e esta também passa por fazer pratos decorados ou temáticos.

Continuando a receita. No meio do prato faça um monte arredondado de arroz com uma taça ou com uma colher. Corte as salsichas de peru ao meio (os meus 2 filhos gostam delas frias e sem preparações) em quantidade que dê para fazer raios de sol à volta do arroz verde.

Também há o Arroz de flores, a mesma receita com um desenho diferente, e carros, e barcos...
É divertido preparar e vale pelos sorrisos das crianças.