quarta-feira, 30 de março de 2011

Arroz integral

Adoro arroz integral! Foi há 34 anos que o conheci. Quando vivi no Brasil comi-o com feijão, todos os dias durante 9 anos. Também gosto muito de arroz branco, mas o integral é mais robusto, nutritivo e rico em fibras.

Em termos práticos é importante considerar que cozinha-lo demora mais que cozinhar o branco, por aí, já é uma desculpa para não o comer. O lado bom do arroz integral é que pode ser cozinhado em grandes quantidades só com água, azeite e sal que aguenta 3 a 4 dias no frigorífico, pronto para receber diversas preparações, fruto da criatividade de quem o tempera.

Muitas (os) não sabem cozinhá-lo de forma a ficar saboroso, por isso dedico aqui receitas de arroz integral, mais ao gosto do cidadão português.

Arroz salteado
Use uma medida ou mais de arroz numa panela com azeite a gosto e sal. Deixe torrar um pouco, mexendo de vez em quando em lume médio. Depois de dourar, baixe o lume e coloque o dobro da medida que utilizou de água a ferver. Deixe cozinhar em lume brando. O tempo de cozedura depende da potência de cada fogão e da quantidade. Média de 25/35 min. Terá de verificar quando está cozido.

Esta simples preparação de arroz integral serve para ser posteriormente utilizada em diversas misturas de cores e sabores, dependendo da sua imaginação. Aqui vai a primeira:

Arroz Portugal

Cebola às tiras, dentes de alho inteiros esmagados a gosto, 1/3 de pimento vermelho para dar cor, uma posta grande de bacalhau cozido e desfiado e meio pacote de folhas frescas de espinafres.

Coloque o azeite, cebola, alho, sal e pimentos num wook ou frigideira. Ligue o lume médio e quando começar a fazer barulho de refogado, coloque o bacalhau e deixe apurar em lume brando. De seguida coloque arroz integral que já cozinhou. Por fim, ponha as folhas de espinafres cruas e mexa levemente para envolver o arroz nas cebolas, no bacalhau e nas folhas que começam a murchar. Desligue o lume pouco depois das folhas encolherem (não as cozinhe muito para não perderem todas as suas propriedades).

Arroz de cebola


2 a 3 cebolas cortadas aos cubos grandes, salsa e pimenta malageta vermelha.

Numa frigideira com azeite, coloque as cebolas cortadas aos cubos, sal e deixe alourar em lume médio. Terá um sabor mais intenso se as cebolas ficarem crocantes, ligeiramente cruas. No fim, ponha o arroz e rodelas de pimenta malageta vermelha a gosto. Misture e polvilhe com salsa picada.

Óptimo acompanhamento para um bife de vaca!


Dicas: evite colocar as cebolas, alhos e outros em azeite quente. Opte por refogados ligth, pois os muito apurados e fritos sobrecarregam o sistema digestivo, principalmente a vesícula. Às vezes coloco um pouco de água para ser mais um estufado que refogado.

Sem comentários: