terça-feira, 14 de dezembro de 2010

SOPAS DE TALOS

O que faz aos talos?
Talos de alface, de agrião, por exemplo. Dá-os aos seus porcos ou galinhas? Só para quem vive no campo com criações de animais. E quem vive na cidade? O que faz com eles? Integra-os nas suas receitas?

Os talos dão-nos fibra, ao mesmo tempo, deixamos de deitar uns cêntimos para o lixo. Cêntimo a cêntimo, ao fim do ano são uns Euros.

Sopa com Talos de Alface
Ingredientes:
Talos de Alface e outros ingredientes a seu gosto. Por exemplo, creme de cenoura.
Modo de preparação:Preparar os ingredientes do conhecido creme de cenoura. Depois de cozidos e antes de passar com a varinha mágica coloque os talos de alface.
O creme continua cor de laranja mas com uma dose de fibra.

Sopa de Talos de Agrião (para adultos)
Ingredientes:Um molho de Agrião, Alho, Caril e/ou Gengibre, azeite e sal a gosto.
Modo de preparação
Separe dos talos as folhas tenras/pequenas do agrião. Estas folhas mais viçosas podem ser utilizadas para salada ou bolo de agrião. As folhas maiores com pequenos talos que restam, separe-as também dos talos maiores e ponha-as de lado.
Pegue nos talos maiores e ponha-os numa panela com água já a ferver e sal integral. Deixe cozinhar em lume médio sem tampa. A melhor forma de ver se já estão cozidos é provar. Tem que ter uma textura ligeiramente fibrosa.
Quando achar que os talos estão cozidos mas fibrosos, adicione as folhas maiores que colocou de lado, 3 a 5 dentes de alho cru (a quantidade de alho depende do gosto de cada pessoa, o meu pai e marido preferem com 5 dentes, para mim 3 chegam), uma colher de sobremesa de caril, e/ou 4 ou 5 rodelas bem finas de raiz de gengibre e azeite. Centrifugue com a varinha mágica e deixe apurar mais 2 a 4 minutos em lume brando sem tampa.
Sirva numa caneca e beba-a.
É melhor não marcar reuniões de trabalho depois de ingerir esta sopa possante!

Sem comentários: