quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cálcio II

Uma alimentação rica em cálcio desde a tenra idade, principalmente na infância e adolescência, até à idade madura, é garantia para a formação e conservação de uma ossatura saudável.
O que não considero legítimo é afirmar que o leite de vaca é a melhor fonte de cálcio ao alcance. A propaganda generalizada dos países ocidentais afirma convicta que consumir leite, garante a formação e conservação dos ossos. Sim é verdade, mas acontece que o leite tem outras substâncias que podem ser prejudiciais à saúde humana se consumido diariamente, principalmente, a saúde dos adultos e idosos.

Existem dezenas de alimentos que conseguem oferecer quantidades ideais de cálcio, sem nunca ter que consumir leite de vaca. E o testemunho vivo desta afirmação sou eu. Sim eu, Viltalina, a que não bebe leite desde os 6 meses de idade.

Havia duas laranjeiras no fundo da quinta onde passei a infância. As laranjas não eram muito doces mas não resistia a devora-las sempre que as havia. Na adolescência estudei numa escola de agropecuária. Nessa escola, para além de todas as plantações e explorações animais, havia pomares a perder de vista, 4 pomares. Os mangais, um diversificado e 2 de citrinos. Era o paraíso, mas proibido, porque nem estranhos, nem trabalhadores da escola, nem alunos, podiam lá ir buscar fruta.
O meu hobby preferido era apanhar as laranjas e tangerinas às escondidas. Que tempos maravilhosos! Havia dias em que só me alimentava de fruta.

Como estão os meus ossos e dentes aos 40 anos? Não me posso queixar, ainda sou nova. O meu dentista costuma dizer:
"- não se esqueça, se houver uma guerra de dentadas, vou sentar-me à sua porta!”

Troque 1 copo de leite de vaca por 1 copo de laranja natural entre uma das refeições principais.