quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cogumelos


As chuvas do Outono começaram e com elas retornam os cogumelos. Aparecem com a mesma rapidez com que desaparecem, como um passe de mágica.
Há cogumelos que vivem cerca de 3h.
Estes “seres” têm a sua própria categoria, não são plantas nem animais, são fungos. Precisam de muita água e calor para se desenvolverem.

Uns têm aspecto repugnante, outros são belos exemplares de cor.
São espécimes com uma “personalidade” multifacetada, tanto matam, como salvam vidas.

Os fungos são causa de morte de cerca de 70% da vida vegetal. E também gostam de se alojar na pele e nos órgãos dos seres humanos e animais, podem não causar a morte, mas são responsáveis por doenças variadas. O mais conhecido é o Candida Albicans que adora vaginas com PH ácido.
Os cogumelos venenosos matam anualmente diversas pessoas vítimas da sua ingestão. Os cogumelos mágicos contêm substâncias alucinogéneas e são muito apreciados por pessoas que gostam de experimentar novas sensações, principalmente os jovens.
Estes podem ser considerados os maus da fita.

Os fungos bonzinhos são os cogumelos medicinais e comestíveis.
Os cogumelos medicinais que promovem a saúde são muitos. Desde a sua utilização para a produção da conhecida penicilina até aqueles utilizados para a produção de n outros medicamentos. No oriente, existem espécies de cogumelos com capacidade regenerativas capazes de melhorar o funcionamento da célula T, uma célula de grande importância para o nosso organismo, que está ligada às funções da imunidade celular. Há aqueles que servem para combater tumores, sendo largamente utilizados para tratamentos do cancro.
Os cogumelos em geral contêm também grandes quantidades de vitamina D, vitamina esta, vital na absorção do cálcio.
Depois, há uma variada gama de cogumelos comestíveis, desde os mais corriqueiros, que podem ser encontrados em qualquer supermercado, até aos especiais que só se encontram em determinadas florestas, em determinadas épocas e que são utilizados nos pratos mais requintados.
Os cogumelos são um acompanhamento maravilhoso para a carne, principalmente a de caça. Na cultura portuguesa o bife com cogumelos é o mais famoso, mas são os míscaros (cogumelos silvestres) os mais apreciados nacional e internacionalmente.

E esta conversa já me está a fazer crescer água na boca. Aqui vos deixo uma receita Belga (assim será, enquanto a Bélgica existir, pois tudo indica que é um país em fase de extinção) .

Cogumelos com queijo gratinados

Cogumelos brancos grandes;
Queijo Gorgonzola ou Roquefort;
Alho, salsa e manteiga (pode ser substituída por azeite).

Retirar os talos dos cogumelos, colocar no seu interior o queijo até preencher o buraco. "Polvilhar" os cogumelos com salsa e alho picados e colocar um pouco de manteiga ou azeite sobre eles, quando já colocados num recipiente próprio para levar ao forno.
Pré-aquecer o forno, colocar função forno mais grill e deixar os cogumelos durante cerca de 12 minutos (dependendo da potência do seu forno).
Na Bélgica usam esta receita como entrada, mas também podem servir de acompanhamento dum prato de carne.

Embora os cogumelos não sejam ameaça para o aumento de peso, o queijo utilizado nesta receita é muito calórico. O truque é não usar cereais (massa ou arroz) como acompanhamento destes cogumelos soberbos.


Obs: este post é dedicado à minha amiga Sofia.

Sem comentários: